Cartoon: a Lagoa de Sherman
Tartaruga Sherman: "Pinças, onde vais no teu mini Hummer?"
Caranguejo Pinças: "Vou até ao Ginásio"
S: "Porque não vais de bicicleta? Não é assim tão longe!"
P: "Porque assim chego demasiado cansado para me exercitar"
S: "Ou seja, vais de carro para um sítio onde vais andar numa bicicleta estática. Parece-me parvo..."
Planeta Bicicultura
Entretanto, recebi um convite da Ana e do Bruno da CaP que mostra que a bicicultura lusa não está parada, antes pelo contrário. O Planeta bicicultura é um agregador de posts sobre a bicicultura no universo blogguista português! É uma ideia excelente....simples e funcional como eu gosto. Se não vos interessar os meus posts sobre a minha horta, as minhas receitas, o meu fascínio com a mitologia, whatever que me dê na moina escrever neste blog, mas sim o que escrevo sobre as biclas....usem o agregador!!! Os restantes dois podem continuar a visitar-me neste cantinho À beira-byte plantado! ;o)
-----------
Car@s amig@s,
Faltam apenas 823 assinaturas para a petição "Extensão aos velocípedes dos benefícios fiscais à aquisição de veículos não poluentes"
É aqui
Fala com os teus amigos, familiares e conhecidos. Fala-lhes desta petição e pede-lhes para assinar. Se eles não tiverem tempo ou forma de aceder à petição, pede-lhes o nome e nº de BI e assina tu a petição.
Vamos todos reunir o maior nº de assinaturas e assim completar as 5000 necessárias para levar este assunto a discussão na Assembleia da Republica e colocar de novo este assunto nos jornais e nas televisões.
A tua ajuda é essencial para que as bicicletas possam ter benefícios fiscais e assim promovermos ainda mais uma mobilidade mais sustentável.
Participa!
Compras no bairro
Para a ginga:
E qual o transporte que é praticamente porta-a-porta?? Da porta do Pingo Doce à porta da despensa ;o)
Festas de Yule
Amanhã o sol estará na posição mais próxima da Terra no seu ciclo anual. É o chamado o Solstício de Inverno. No calendário pagão celebra-se o fim do período dos mortos e o resnascimento do rei-sol, na festa de YULE.
YULE que significa "roda" é o símbolo do sol a renascer milagrosamente nesta época de total escuridão. Isto é particularmente sentido por quem trabalha a terra. A partir deste solistício os dias vão ficando gradualmente mais longos e cheios de luz, o tempo dado aos campos para se recomporem vão dar lugar à fecundidade da primavera. Mas este renascer, para além da componente física reprecurte-se também na componente espiritual, aproveitando o tempo invernal de reclusão e fazer renascer o sol interior. É a altura ideal para fazermos uma introspecção pessoal e planear o futuro.
É nesta altura que a MARIANA decide "aparecer" ao mundo, enriquecendo a minha vida e a de toda a família. O meu gugão já é mano velho.
A cidade para as crianças
A primeira ideia promove a sobre-protecção que no caso das bicicletas resulta no grande número de míudos que não andam de bicla nas ruas pois "é perigoso" e a última dá-me forças para lutar por cidades mais bike-friendly, pelo direito de uma criança em circular com segurança nas vias por onde andam carros...é o caminho mais longo, mas é o que eu quero para mim, para os meus e portanto para os demais.
CQC - Portugal
Isto quer dizer que também temos jornalistas atentos (ou um formato de programa standard a nível europeu ;o) pelo que peço desculpas pela crítica directa, mantendo a crítica geral.
Que se toquen...unas Sevillanas del adios
Não precisam facilitar....basta TIRAR O PÉ DE CIMA SFF!
Bcycle
Extensão aos velocípedes dos benefícios fiscais à aquisição de veículos não poluentes
Caros Senhores: Da Lei do Orçamento de Estado para 2009 consta uma medida de incentivo fiscal à compra de veículos eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis, na forma de uma dedução à colecta no IRS de 30% dos custos de aquisição. No entanto, na sua presente formulação, exclui-se deste incentivo o tipo de veículo comprovadamente mais sustentável e energeticamente eficiente: velocípede. Os signatários desta petição rogam que o texto da lei seja reformulado por forma a eliminar esta incoerente exclusão. Texto de apoio
sinceramente,
o baixo-assinado
ASSINA AQUI
CiclOficina de Linda-a-Velha - Rescaldo
Boas pessoal….
Bom…a CiclOficina ultrapassou as 5 estrelas, muito bom, muito bom mesmo.
O dia previa-se molhado e assim foi. Uma pontaria, pois há uma semana atrás ainda apanhávamos os resquícios tardios do verão de S. Martinho. Pensamento positivo pois nada pode deter a vontade de quem acredita de que pode mudar, nem que seja um pouquinho, o mundo. E quem acredita é a ciclo-via.org, ou melhor, quem faz parte dela.
Ás 9h00 estava a abrir o portão do quartel e passado um pouco estava a chegar o Miguel. Andámos à procura de um abrigo para colocar as nossas coisas e foi assim que demos com uma sala aberta logo a seguir ao portão. Com este espaço e mais as salas 14 e 15 que, segundo o responsável do espaço, alguém iria abrir às 10h00m já nos safávamos. Pelo sim pelo não ainda vimos 2 locais exteriores com alguma protecção no caso de ninguém aparecer. Passado um pouco chega o Francisco do Seixal e o Tó mais o Gonçalito que moram ali mesmo em frente. Começam a cair as primeiras pingas. O Tó traz uma tenda grande e eu lembrei-me de que tinha uma igual no sótão. Fui buscá-la enquanto o resto do pessoal começou a montar a primeira. Montámos as duas quando alguém nos diz que já está aberta a sala 14 e que a podíamos utilizar. Foi tudo tão rápido que nem me apercebi. E então a 15?? A esta hora ainda deve estar fechada. :os
O Mike já tinha chegado com os escuteiros assim como o Enzo e o Hernâni. As tendas não conseguiam resistir às rajadas de vento que acompanhavam a pingas que caíam do céu, por isso deixámo-las no chão e fomos todos para dentro da sala. O Mike fez um ligeiro briefing e dividimos os cerca de 20 miúdos pelos 4 ateliers. Eles iam rodando ao sinal do Mike de modo a frequentarem todos. O atelier dos furos era o que orientava o tempo de mudança de atelier pois era o mais demorado.
O Francisco e o Hernâni ficaram com o atelier de afinação dos travões que estava na sala perto do portão, logo afastados do resto da malta, as afinações das mudanças da frente e traseiras entregues ao Enzo e ao Miguel ficaram na sala, que também acomodou a partir de certa altura o atelier dos furos, que era da responsabilidade do Tó. Eu e o Mike íamos ajudando onde podíamos, verificando onde havia mais entropia e ajudando os mais aflitos.
O Enrique que trouxe o material todo na mota, fotografava incansavelmente, maldizendo o tempo pois a luz estava longe de ser a ideal. Os putos puseram as mãos na massa, remendavam pneus, davam à bomba, afinavam travões e mudanças…..mais tempo houvesse e mais bicicletas se punham em ordem. Nas deslocações entre ateliers percorriam o quartel passando sobre poças e fugindo à chuva o mais rápido que podiam.
A sirene dos bombeiros anunciou o meio-dia e os ateliers foram fechando à medida que as biclas iam sendo afinadas. Reunimo-nos, explicámos as regras de circulação e segurança na estrada e partimos à conquista de Linda-a-Velha. Demos uma volta pequena por Linda-a-Velha em jeito de massa crítica, com os miúdos a gritar: “Não sejas pateta, usa a bicicleta”. Foi o culminar perfeito para coroar o trabalho fenomenal deste grupo fantástico.
Não posso terminar sem expressar o meu sincero agradecimento e admiração ao Enzo que pedalou à chuva 10 Kms com o atrelado atrás cheio de material e que passou o quartel, andou perdido por Carnaxide e voltou, e que ainda ouviu de uma menina: “Mas tu não tens carro?” ;o), ao Tó que agarrou no atelier de reparação de furos mesmo à chuva, ao Francisco que veio do Seixal com 2 biclas e um atrelado cheio de vontade de mostrar aos miúdos o que se pode fazer com 1 ginga, ao Hernâni que caiu de pára-quedas com a sua Montague para ajudar no que fosse preciso, ao Miguel que com imensa paciência veio partilhar os seus conhecimentos, ao Mike que reconhece a pertinência da transmissão destes ensinamentos aos miúdos, ao Gonçalito que merece a sua competência em ciclista, ao Enrique, o Galego que consegue transformar uma workshop de manutenção de biclas numa obra de arte (mesmo com pouca luz), ao Fábio, ao Rui e à Ana e Bruno que não puderam estar presentes, aos miúdos (as verdadeiras estrelas da CiclOficina e que se divertem a pedalar à chuva como eu), aos poucos pais que compareceram em especial ao João Tacanho que angariei como voluntário e à Junta de Freguesia de Linda-a-Velha.
Depois disto começo a acreditar na imensa potencialidade que temos como organização.
Agora que colocámos a CiclOficina de L-a-v no mapa é altura de a colocar no calendário, todos os fds (sábados ou domingos??) após a massa crítica. Faremos algumas pequenas reparações e seguimos para uma volta por Linda-a-Velha.
Mas isto apenas em 2009. Entretanto para não pararmos as domingadas vão continuar e o passeio ao sul vai acontecer no próximo fds. Quem estiver interessado comunique com o Hernâni no fórum.
Mais próximo do Natal eu propunha juntarmo-nos num almoço da ciclo-via, de preferência com família. O que me dizem? Se confirmarem eu preparo uma pequena surpresa ;o)
Um grande abraço para todos
GPais
Programas de fds...
Hoje vai haver massa crítica por todo o mundo. Em Lx a concentração é as 18h00 no Marquês de Pombal. Engrossem as fileiras por favor!
Amanhã de manhã vai haver a 1ª ciclo-oficina de Linda-a-Velha e é o dia de não-consumismo por isso fujam do centro comercial e curtam um rico dia de Inverno com família e amigos....
advirtam-se
Cicloturismo
O núcleo de cicloturismo da CICLO-VIA.ORG está a bombar. O Hernani está a organizar uma volta até ao Algarve.
Ó para mim a fazer o caminho Francês de Santiago daqui a uns meses....ui
Pedalar na ponte
Desafio musical
Projecto comunitário de bicicletas - CICLO-VIA
O peso do automóvel na sociedade actual
in “A Ideologia Social do Carro a Motor”
Sim é possível carregar uma àrvore numa bicicleta!
Ainda ontem carreguei lenha para casa. Com uma xtracycle poderia carregar bem mais!
Com um atrelado também diga-se de pasagem!
Victoria Francés
e para além do mais...é gira ;o)
... liquifacere...
Com 1/4 ou 1/3 do alcoól (e aqui pode residir um dos segredos)
Depois há a calda de açúcar, que se mistura à infusão
bakfiest
Biclas e grávidas!
Projecto comunitário de bicicletas - avanços
ECO?
PCB
No "PROJECTO COMUNITÁRIO DE BICICLETAS", que começou neste post
Consegui organizar uma reunião "zero", no meio de um passeio de ginga com mais 2 companheiros da bicla (o Fábio e o Enzo) e já "afilei" mais 3 voluntários para futuras reuniões (O Tó, o Mike e o Hernani) e ontem em conversa com um conhecido somos capaz de ter mais um nas fileiras: o Miguel Faria.
Algo vai "rolar" daqui...
199
You can change the world...
----
Entretanto, chegado ao trabalho e no processo de banho "checo" (é o barulho que a àgua do lavatório faz na axila "chec-chec"). E para passar melhor esse tempo pus música a tocar do telemóvel em modo aleatório. Calhou Ben Harper com o tema "With your own two hands", e comecei a cantar substituindo "hands" por "legs"...
You can chabge the world...with your own two legs...
Make it a brighter place...with your own two legs...
You can change the human race...with your own two legs...
DOES IT MAKE ANY SENSE TO YOU??
---
E "apenas" a 600 kms daqui se testa um sistema brutal de transporte de gingas nos transportes públicos. Aqui.
Fiquem bem......with your own two legs.....