As principais dificuldades em andar de bicicleta numa cidade passam bem para além das acessibilidades, inexistência de vias segregadas, sinalética, estacionamento. Custa muito mais quando não há respeito por parte dos outros utilizadores que partilham a via, quando há burocracia nos transportes, intolerância pelas forças de segurança, etc.
Li que na terça-feira dia 2 de Dezembro ia entrar em vigor uma alteração nos bilhetes 7 colinas em Lisboa. Uma das limitações do sistema era a de que se carregássemos com viagens de um operador já não poderíamos carregar de outro (cretino). A alteração vizava o carregamento de um valor em €€, descontado em cada transporte o seu preço (mais uma mostra de que os transportes em Lisboa não são integrados), dando um desconto de 5% se se utilizasse duas vezes o bilhete num curto período de tempo (ui...um sinal de integração!!).
Aguardei por esse dia para carregar o bilhete da CP. Nem vos digo a dor de cabeça....desde não aceitarem pagamento por multibanco, os ditos estarem sem dinheiro e ter que me deslocar até sei lá onde (ainda bem que estava de bicicleta), até os funcionários desconhecerem por completo esta alteração e por fim descobrir que a CP está fora deste esquema. Lá tive de comprar a assinatura normal, a máquina não ter troco e ainda ter que ir descontar um vale que a máquina deu por um valor inferior ao que a máquina não devolveu.........ARRE.
Hoje no jornal gratuito "Global" vem uma entrevista a sobre a marginalização que ele sente por não deixarem circular no calçadão paralelo à marginal. Um claro exemplo de que em vez de ensinar os ciclistas a circular em conformidade com a via é preferível proibir. Isso e a comparação de uma transgressão feita por um ciclista com as variadas realizadas pelos automobilistas e já consideradas "normais" ou como "norma".
Logo em baixo desta notícia vem os resultados do OP (Orçamento participativo) que mostram a vontade dos Lisboetas em ver Lx mais amigável para o ciclista. Opiniões à parte acerca das ciclovias e a sua relação preço/resultado, a verdade é que a vontade de ver Lx ciclável é um bom indicador.
E como não é só em Lx que se sente dificuldades em andar de bicicleta checkem este vídeo realizado em Madrid (se algum jornalista vir isto, é uma boa dica para um "furo" em vez do material "enche-chouriços" que costumamos encontrar nas bancas).
2 comentários:
Man, mas tu viste o da versão portuguesa? Muito mau... Vi também a chilena e parece mázinha também. A madrilena é mesmo a menos má, apesar de bater na tecla das ciclovias como se a bicicleta não tivesse lugar na rede viária existente, foca-se no estacionamento, coisa que as outras não fazem...
épá não...mas tenho que ver!
Em casa, que isto aqui é leeeeento como tudo!
Depois comento!
bj
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