Se sempre forem instalar um sistema de bicicletas públicas em Lisboa, por favor aprendam com exemplos já implementados. É que se o sistema é mau acaba por matar a ideia.
- Uma rede pequena e não articulada com o sistema de transportes públicos não é utilizada com frequência.
- O ideal para que o sistema funcione como um recurso quotidiano é um ratio de 1 bicicleta/ 200 habitantes
- A manutenção do sistema é imperativo e deve ser considerado prioritário (manutenção bicicletas, dos postos, etc.)
- A implementação do sistema deve ser complementado com medidas de incentivo à circulação de bicicleta (abrir os BUS para ciclistas, usar sinalética para lembrar a partilha de via aos automobilistas, cursos de condução de bicicleta gratuitos, etc.)
- Simplificar o sistema de carregamento/pagamento da utilização da bicicleta. (evitar o exemplo dos cartões usados em Lx)
- Fiscalização (evitar roubos de bicicletas, uso indevido das mesmas)
Vejam o exemplo do Velib, implementado em Paris, e o maior do mundo.
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