Uso da terra

Em Linda-a-Velha existiam umas hortas urbanas na enconsta direita de quem subia vindo do Junça (Algés). Estes terrenos pertencentes à Marinha estavam sem uso faz tempo e os locais foram usufruindo da terra para produzir algumas hortaliças, alguns frutos e outros produtos. Concerteza que ajudava na economia familiar, dava para dar uso ao corpo e descansar a alma de uma população mais envelhecida, imigrante do campo para a cidade. A terra no papel era de uns, na realidade era de quem a trabalhava, e a mantinha produtiva e viva. Não obstante a eterna vontade de vedar e confinar o "SEU" espaço.



No verão, a marinha portuguesa colocou um aviso. Avisava que dava até ao fim do mês para retirarem tudo o que estava naquele espaço, caso contrário seria arredado pelas poderosas máquinas.



E foi o que aconteceu. Não sei se já se adiantam os planos de construção no local (o quartel foi desmantelado) ou se tinham receio que alguém reclamasse direitos de superfície por usucapião (duvido), mas as máquinas avançaram. Mandaram tudo abaixo, transformaram pequenas construções com materiais reciclados num amontoado de lixo, bidões de armazenamento de água em farrapos de plástico, até partiram muitos galhos e algumas árvores foram arrancadas. Mas ficou lizinho!! E depois vieram com vedações...pois há que preservar a POSSE, não a terra. Pois nas primeiras chuvadas já se viu o que acontecesse à terra que é menosprezada...

################################################################

Por falar em posse. A freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo andou a colocar uns pilaretes gigantescos e iluminados a marcar as entradas/saídas da freguesia! Mas que raio pensa esta gente?? Qual é a necessidade de "marcar o território" desta forma?? Para mostrar trabalho? Numa altura em que se dá mais importância à contenção de gastos, estoira-se dinheiro em algo tão insignificante e até saloio? Se é toponímia, mobiliário urbano, é algo da competência da Câmara e standardizado para o restante território concelhio não? Porquê algo diferente e com tanto desperdício de dinheiro, material e energia??

E AINDA POR CIMA BEM NO MEIO DE UM PASSEIO!!!

Sem comentários: