xtracycle #3 (apartamento e primeiros "kung-fus")

Ao imaginar-me com uma xtracycle já tinha ponderado nos prós e contras do mesmo...e um dos contras era o incómodo causado pelo comprimento do conjunto. (ando à procura de um autocolante ou placa a dizer "veículo longo" eheh)

Eu tenho que entrar e sair de casa com a ginga, pois vivo num apartamento e guardo-a no terraço que, por acaso, está no lado oposto da porta de entrada. Isso obriga-me a passar por um corredor estreito com a bicla, entrar na cozinha e ir directo ao "quintal". As medidas estavam tiradas e passava tudo ao milímetro...como seria agora com mais uns bons centímetros :os.
Ela passa...tive que alterar o procedimento de virar do corredor para a porta, virando-a no sentido oposto e trazendo-a às arrecuas. É um ponto negativo da coisa, mas que pode ser resolvido: pensando nas manobras a fazer, colocando um gadget (ou Kung-fu como diz o "Casal a pedal") que basicamente são 2 rodinhas de patins nos extremos do kit que permitem rodar a bicla ao alto!

Entretanto fui testar a "xtra" num passeio domingueiro de 35Kms à chuvinha...aqui deu para reparar noutros constragimentos do kit: Os "free loaders" que são as estruturas em tecido presas aos racks verticais e que são um espectáculo para prender todo o tipo de materiais, pois permitem uma carrada de opções, medidas, etc., não têm "tampa". Têm um bolso interno, à prova de água que é muito útil, mas a estrutura externa não é coberta.



Para resolver este "minor problem" ou se usa sacos estanques ou imagina-se um kung-fu que fique enrolado perto do snapdeck preso por velcro e que se desenrole quando necessário.

Outra questão já documentada nos fóruns da xtracycle é o facto da água entrar nos apoios verticais dos racks...e foi o que aconteceu.

Mas como tem solução não é problema -> Kung-fu #2:

Estancar a ligação entre sub-quadro e rack com uma câmara de ar fininha!!

(Aproveitei e instalei uns guarda-lamas de pasteleira. Tapam a roda toda e têm estilo)


(tive que fazer um piqueno kung-fu para prender o guarda-lamas e não interferir com o snapdeck...mais tarde servirá para apoio da luz traseira, ou da placa do veículo longo....quiçá)

Toca a recortar a câmara de ar da bicla do puto...

Colocar nos apoios verticais do sub-quadro...

E puxá-los para cima quando após a colocação dos V-racks (Vertical racks) nos apoios...

...continua...

4 comentários:

Sérgio Moura disse...

Desculpa o ligeiro off-topic, mas sabes onde se vendem desses guarda-lamas de pasteleira?
Ando a "fazer" uma bicla... ;)

Gonças disse...

O estilo contagiou ;O)
Eu comprei em algés por 16€. Haviam outros, em chapa ou plástico mas estes são os mais abrangentes.
A loja é ali quase em Pedrouços, onde a rua que vai ter à rotunda da antiga praça de touros (perto da citroen) se cruza com a avenida do Restelo...perto da Milfa.
Sei que a Zefal tem uns porreiros no catálogo, mas nunca os vi...

Sérgio Moura disse...

Pois isso fica tudo muito longe (vivo no Porto), de qualquer forma obrigado :)
Tenho de investigar aqui pelo Porto..

Gonças disse...

ah ok...aconselho-te a procurar uma loja mais antiga. Foi o que eu fiz. Esta loja é de um velhote que já a herdou do pai, é o espaço ideal para procurar deste material mais antigo. Foi lá que comprei as peças para restaurar uma velha corga que tenho....em Águeda/Anadia tb deve haver montes de lojas com peças mais antigas...