"Charge the positive"

Sexta-feira passada saí do trabalho e apanhei o barco para a margem norte do Tejo. (margem direita é o termo mais correcto). Saí do barco no Cais do Sodré e o tempo estava espectacular. Estava com tempo, pois os meus pais ficaram de ir buscar os meus filhotes pelo que não tinha de ir ao ATL. Não tinha nada combinado com ninguém, nem reunião, nada...
pus-me então ao pedal ao longo do rio.
Começa bem a "ciclovia" Cais-do-Sodré: pelo passeio! Numa partilha de espaço, mínimo, com os peões. E saber que esta ciclovia foi "encomendada" pela CMLisboa a um gabinete de arquitectura.
Mas estava com bom mood, fiz por não ligar e segui caminho. Ao longo do rio sucedem-se os buracos, o lixo, tudo resultado das intempéries das semanas passadas. Há buracos que mais parecem crateras, mesmo ao lado de restaurantes. Parece que os vão engolir num abrir e fechar d'olhos.
A zona ribeirinha está repleta de gente, apesar de predominarem estacionamentos e construções a cair de podre...
imaginem se este espaço fosse feito para as pessoas?
Apetecia-me ouvir os sons do exterior mas queria também ouvir música pois parecia que estava num video-clip, eu a andar de bicla com "style over speed", a passar por casais de namorados, turistas a passear, amigos a jogar à bola, pessoal a filmar um spot publicitário.
Tinha comigo o meu fiel MP3 carregado com Michael Franti. Liguei-o a uma coluna portátil que tenho e pus a bombar YELL FIRE!


Remote Control - Michael Franti from Brandon Hirzel on Vimeo.


Senti um alto vibe. Estava a carregar o "borne positivo" (alusão a uma letra de Michael Franti que diz que o Homem anda a causar curto-circuitos no positivo e a sobrecarregar o negativo).

Fazia sentido, andar de ginga a acompanhar o mega-cruzeiro que passava por debaixo da ponte a apitar feito maluco e seguir uma via que de ciclável só tem a vontade. É preciso ter sentido de humor para perceber aquela ciclovia...há alturas em que tens de procurar a sua continuação (tipo caça ao tesouro), tens sinais únicos no mundo como 300 pontos de interrogação e imagens de carros a embater em biclas ou biclas em peões, sinais de proibido circular de bicla nos próximos 24 metros, cruzamentos extremamente perigosos com vias de 4 faixas, estacionamento abusivo, intromissão em passeios repletos de peões, poesia pintada de costas para o rio (o Copenhagenize faz menção a esta pista).

Todos sabemos que esta ciclovia para inglês ver foi uma forma de "legalizar" o que já era feito de forma mais descontrolada. O percurso ao longo do rio é um local óptimo para passear a pé, de bicicleta, trotineta, etc.

Mas com o borne positivo carregado aproveitei ao máximo o percurso ao som da música e só pensava em partilhar esta alegria com todos. Fiquei a pensar no que o Bruno já me picou vezes sem conta para fazer: um video-clip sobre o prazer de andar de bicla...

Sem comentários: