Usar ou não o capacete?

Uma visão objectiva de um cientista: Ian Walker, piscólogo de tráfego da Univ. de Bath, especialista em vulnerable road user safety, transport choices and methodology/statistics.
O site dele aqui.
Este gajo tem dedicado toda a sua vida profissional a esta e outras questões.
Ele chegou a colocar um aparelho que media a distancia a que os carros circulavam da bicla e "estatisticamente" chegou à conclusão de que os carros aproximavam-se mais qdo o ciclista tinha carolo! Enfim, estatísticas.
Ele diz: “The apparently simple query ‘Do bicycle helmets work?’ turns out to be the most complex question I have ever encountered(...) I am a scientist, and what interests me is getting at the truth, whatever that is. This leads me straight onto the big issue: I do not know whether or not bicycle helmets save lives. And, critically, nor does anybody else.So all the evidence we will ever have on this matter is indirect: casualty figures, surveys and observational studies, all of which are riddled with biases. And for every piece of evidence we can find in one direction, there is another telling us the opposite. Let me outline just a few of the many reasons why the topic is so complex. "
É óbvio, e ele concorda, que usar algo na carola é sempre melhor do que usar nada! Se tivesse mesmo que levar com um martelo na carola, preferia fazê-lo com carolo do que sem ele!
Empiricamente, o gabinete de tráfico confirma que quando são dadas mais condições de segurança ao utilizador da estrada, mais riscos este toma! O que aliado à segurança teórica que o capacete dá ao ciclista, resulta num maior veleidade por parte do ciclista para tomar riscos! Mesmo que isto não aconteça, o facto de os outros utilizadores da estrada te virem mais "protegido" a probabilidade de diminuirem eles as suas defesas aumenta.
O facto de nos países onde mais se circula de bicla serem aqueles onde existe menos a necessidade de utilizar o capacete, dá-nos dados empíricos de que se é assim tão bom, como é que passa despercebido a tanta gente??
Para além dos dados de que em estados (US) e outros países onde passou a haver a obrigação da utilização do carolo terem descido o número de utilizadores de bicicleta. O que aconteceu é que as pessoas substituiram uma probabilidade de morrerem por traumatismo craniano devido a um acidente rodoviário com a bicla por não terem capacete que é baixíssimo (talvez mais do que pensam) por outra probabilidade que é a de morrerem por ataque cardíaco ou outra causada pela falta de exercício (talvez bem maior do que pensam). (Isto é tudo dito por ele ahn..)
No fim destas e de outras dissertações chega sempre à conclusão de que ninguém o consegue provar de que o capacete salva ou não vidas....mas o que defende como especialista é:
"I’d always recommend helmets for children, whose accidents are slow-speed falls in the absence of traffic. But for adults, who travel at higher speeds, often in the presence of motor vehicles, we will never have a 100% reliable answer about whether they decrease or increase risk. In the interests of full disclosure, I very rarely wear a helmet myself. What you do is your own decision. Just make that decision is based on your reading of the evidence rather than guesswork, that’s all I’m asking. "
Ou seja, usem a vosso belo risco (já agora BEM informado). Não obriguem ninguém a ter a vossa percepção do risco assumido!
E mais importante que isto é a frase de remate:"And finally, having said all that, I would like to suggest that this is all the wrong question to be asking anyway. Nearly all of the serious danger to bicyclists comes from drivers. Instead of fretting about the utility of helmets after collisions happen, bicyclists should be focusing on the careless or reckless driving that causes those collisions in the first place. Consider burglary for a moment: I would suggest the prime responsibility for this social ill lies with the burglars who choose to perpetrate it rather than the householders who are the victims. I can’t help feeling bicyclists are in a very similar position when they allow themselves (ourselves!) to get drawn into this debate.”


Vejam o artigo na integra e em Inglês aqui.

Fiquem bem e boa Páscoa, com ou sem capacete, mas sempre de bicicleta ;o)

Sem comentários: