O commuting de bicicleta é possível

Nos últimos dois dias fui assistir e apresentar parte do meu trabalho numa conferência. O evento teve lugar no centro de congressos de Lisboa, a antiga FIL, na Junqueira.
Este edifício encontra-se a cerca de 7Kms de minha casa.


Fui de bicla!

Como o horário me permitia fui levar o Gugas à escolinha nos dois dias. O puto delirou, afinal só costuma andar na TimberlinaX à tarde!! De casa até à escola faço 3 Kms para ir pelo caminho mais plano e depois a descer, e os últimos 200 metros até faço uma ciclo-via (para Inglês ver)...são 10 minutos a pedalar nas calmas, a conversar com o Gugas e a ultrapassar carros a toda a hora. Na quarta-feira era uma fila pegada de carros durante o caminho todo! Se o trânsito principal fosse de bicicletas todas estas deslocações eram mais fluídas!! Deixo o Gugas na escola (o meu veículo até entra na escola sem stress!) e é o único que tem um capacete no bengaleiro eheheh





Daí sigo a pedalar (5 kms) até ao centro de congressos. Faço em 20 minutos, o mesmo tempo que costumo fazer os 11Kms na Av. de Brasília no dia-a-dia. Escolho ruas interiores (apesar dos empedrados) onde circulo mais facilmente devagar e com mais sombras. Ao chegar apercebo-me de que não existe estacionamento para biclas (haviam de ver a cara de espanto do segurança: "bicicleta???"). Apresento uma sugestão/reclamação e vou prender a bicla ao poste mais visível e ligo o alarme. No fim do dia é pegar na ginga e fazer o caminho inverso. É fácil, agradável e perfeitamente possível fazer commuting em Lisboa dentro destas distâncias!! Só quem não experimentou é que pode dizer que não é possível. Não tenho nenhuma reacção mais estranha de condutores ou peões, tive apenas de dar passagens aos eléctricos e descobri que o polícia sinaleiro do cruzamento do museu dos coches dá prioridade às biclas....o bacano!


No caminho encontrei um jovem chinês que está cá a estudar e circulava de bicla nos passeios. Em conversa apercebi-me que o fazia pois todos os colegas o tinham recomendado (aposto que nenhum dos colegas alguma vez pedalaram em Lx).


Diz que na China vai tudo na estrada pois são muitos (efeito massa crítica) e assim é mais fácil!!


CLARO, quantos mais pedalarmos melhor será !


TOCA A PEDALAR.


Se precisarem de ajuda inscrevam-se no fórum da ciclo-via.org o projecto comunitário que promove a utilização da bicicleta no dia-a-dia.


Lá podem encontrar dicas, colocar questões, partilhar ideias e ideais sobre a utilização da bicla no dia-a-dia, projectos DoItYourself e cicloturismo.

2 comentários:

Isaac Akira disse...

Que alarme é esse que nunca ouvi falar? Onde encontrá-lo.

Gonças disse...

Aconselho-te a ires seguindo o fórum ciclo-via.org na Àrea do commuting / segurança: http://www.ciclo-via.org/forum?func=showcat&catid=39

Abraço