Commuting de Inverno

Faz tempo que quero fazer um post sobre acessórios para pedalar com chuva.
E falo em equipamento para o commuting (casa/trabalho e vice-versa) de Inverno.
Pedalar com chuva é algo difícil de entrar no nosso quotidiano quando estamos habituados a andar de carro, não tanto para quem anda de transportes...isto porquê?
Porque é tudo uma questão de aceitar a chuva...há que fazer as pazes com a chuva! Aceitar que ela está e sempre estará presente, aceitar que ela molha (ahah) e que o melhor é estarmos preparados. Como dizem os Ingleses "There's no bad weather, only bad clothing" ;o)
(Não quero dizer com isto que não se pedala sem material cromo...longe disso, é apenas uma maneira de dizer que se pode andar mais confortável!!)

E se há peritos em lidar com a chuva são os Ingleses!






(estes são franceses, mas dá para ver que em '61 já havia uma protecção eficaz para andar à chuva)

Obviamente que o material utilizado muda de pessoa para pessoa, especialmente porque cada um tem o seu tipo de "errand".
O meu commuting é singular: de manhã faço 12,5Kms numa via em que os carros circulam a mais de 50Km/h (apesar da interdição) e na vinda venho com a bicicleta nos transportes perfazendo apenas 3 Kms a circular. Para lá é como se fosse para o ginásio, até porque consegui negociar a utilização dos duches do Seixal Basket, na vinda é como se fosse um ciclista urbano. Isto implica outra ginástica: tenho que transportar uma muda de roupa e material para o duche para além do almoço e muitas das vezes a caminho de casa passo pela padaria ou mercearia e trago compras, para além de ir buscar o míudo.


Para o percurso matinal, que se aproxima mais a um passeio curto, optei por vestimento mais técnico - calças e camisa de corrida (material térmico e justo ao corpo), com um jersey de ciclismo por cima e o impermeável (optar por gore-tex não é boa ideia pois este não consegue lidar com o suor da pedalada). Nos pés uso umas botas de neoprene baratas para actividades náuticas e "off I go". A ideia é ter algo quente junto ao corpo para não arrefecer e algo que seja rápido a secar à posteriori. Como tomo banho logo a seguir, é 5 estrelas.









Na vinda, transformo-me (bike ninja eheh).

Pedalo com a roupa que vesti depois do banho, e aí o material para a chuva altera-se. Costumo safar-me apenas com o casaco impermeável. Ando com umas calças impermeáveis às quais quero tranformar numas rainmates como usam a Ana e o Bruno das Cenas a Pedal.

Também já usei um chapéu de chuva juntamente com o impermeável...works just fine!






A maior parte das vezes fico abrigado à espera que uma nuvem passe e sigo. Consigo evitar as maiores descargas desta forma.

Desta forma, andar de bicicleta não tem de ser sazonal, especialmente num país como o nosso, com um tempo excelente.

De qualquer forma a fotografia dos gendarmes não é inocente: ao circular de bicla já pensei várias vezes na vantagem de pedalar com um poncho, mas que fosse pesado ou então que se prendesse no guiador de forma a não voar com o vento. Creio ser uma excelente alernativa para quem anda de bicicleta na cidade e que faça várias paragens.

A carradice é dos maiores fabricantes destes rain ponchos para bicla.


Por outro lado há que equipar a bicla. A minha TimberlinaX é um mix de pasteleira com BTT, é uma híbrida. Quadro, guiador e material móvel de BTT e dínamo, luzes, guarda-lamas, descanso de pasteleira (para além do free-radical da xtracycle). Permite-me a "transformação" do commuting matinal para o vespertino com à vontade (é uma ninja bike, tá tudo dito eheh).

Os guarda-lamas completos são uma excelente ferramenta para nos proteger da àgua que nos molha por baixo e nas costas.
Agora não deixem de utilizar a bicla no inverno só porque vos falta "material", basta ver como é em Copenhagem ou em Amsterdam onde lidam bem com o pedalar com a chuva....qual material técnico, qual ponchos.... :o)
Até porque após começarem a lidar com o Inverno não vão querer mais nada. Andar de véiculo motorizado para o trabalho com chuva é UMA SECA!

3 comentários:

Miguel Carvalho disse...

Os ponchos são excelentes, pq cobrem tudo, vestem-se em segundos, cabem num bolso bem dobrados, e não causam transpiração (como qualquer impermeavel causa).
Pessoalmente não uso absolutamente nada, mas tenho a sorte de não fazer percursos de 12km! :)

Gonças disse...

Viva. É a ideia que tenho...lá está, não tanto para o percurso dos 12Kms, mas para a volta em que faço 3Kms a um ritmo lento.
E onde arranjaste o teu poncho? Prendes ao guiador e ao rack traseiro?
Abr

Gonças disse...

Esquece...dizes que não usas nada!