Ontem recebi correio da Peugeot e no envelope (todo verde) perguntava: "O que fez de ecológico ultimamente?"
Pensamentos que me vieram à cabeça: "Utilizo cada vez menos o carro, especialmente em pequenas deslocações" e "Vou-te reciclar já de seguida"!!
Ao abrir o envelope verdinho, o "greenwashing" transbordou e até feria a vista. Ah e tal, troque o seu carro velho por um ecológico, a Peugeot é amiga do ambiente, eco para aqui, eco para ali.
ECO? Mas quem é que ainda pensa que "eco" é diminutivo para ecológico?? É diminutivo de "Económico" claro está! Que seja, agora não atirem areia para a cara de pessoas inteligentes. Até porque a economia, se bem utilizada, pode ser um dos principais "motores" (passo a expressão) para uma ética e um agir mais ecológico. Basta ver o que o aumento dos preços dos combustíveis fez em relação à utilização do automóvel. Ou, como li na última Visão em que uma senhora por causa da crise e na iminência de desemprego, dizia: "Antes tinha as luzes de casa todas acesas, passei a apagá-las e agora ATÉ comprei lâmpadas de baixo consumo!". É uma preocupação "ECO"...nómica.
Amigo do ambiente: Ora um carro porque emite menos emissões de carbono é amigo do ambiente? Pode ser menos inimigo..vá, agora amigo? Então, se um assaltante levar "apenas" 500 mil € em ouro de uma ourivesaria em vez de 1 milhão é amigo do ourives?
E esta hein?