Bike-commuting

O dia acordou chuvoso e o de ontem não foi de bom augúrio, mas nada disto me desanimou. Toca a ir de bicicleta para o trabalho!
Troca de roupa e ténis, toalha, desodorizante e perfume, tudo na mala de depósito da mota (impermeável, com imans, bolsas práticas, etc.) presa no porta-bagagens com elásticos. O almoço, e a bolsa com carteira e telemóvel numa bolsa presa ao guiador. Vesti os calções, camisola de ciclismo com impermeável dobrado, capacete e "àla que se faz tarde". Tomei um bom pequeno-almoço, e saí de casa por volta das 8h20m. Eis o percurso ao "cronómetro":

8h20m - Saída de casa

8h22m - Cruzamento perigoso: venho de cima a grande velocidade após curva com pouca visibilidade. Nada a assinalar.

8h24m - Chegada à baixa de Algés. Zona a pedir atenção redobrada. Muito trânsito, carris, empedrado misturado com alcatrão e muitos buracos. Vou para zona pedonal.

8h26m - Passei por dentro da estação de algés para o outro lado da linha de comboio. Entro no empedrado da antiga docapesca. O empedrado acaba na Av. de Brasília e logo depois é a ligação ao viaduto de pedrouços. A ligação é feita pela faixa da esquerda (a dos mais rápidos) e os enlatados vêm a descer. É necessário muita atenção!

8h30m - Entro em modo cruzeiro na Av. de Brasília. Lembro-me de tentar memorizar distâncias e reparo que não tinha o conta-kilómetros. "Fica para a próxima" - penso e começo a pensar no percurso: "Viro na estação fluvial de Belém e vou mais perto do rio? pela ciclovia, mas também por passeio, empedrado, docas, etc? ou continuo neste cruzeiro?". O meu cérebro já devia ter decidido por mim, pois na altura da decisão estava a pensar em tudo menos nisso e segui em frente! Uma apitadela de um autocarro retirou-me do estado de pensamento/contemplação em que estava. "O que este gajo quer?" - pensei, estou a circular - por direito - na faixa da direita. Dei-lhe o benefício da dúvida e assumi que estaria apenas a "fazer-se notar" e a avisar de que iria ultrapassar e que não estava a reclamar. Fiz-lhe sinal de que podia ultrapassar e lá o fez passado um pouco.

8h37m - Parei no stop perto de Alcantra-mar e reparei que o conta-kms estava numa das bolsas laterais da mala que tenho no guiador!! Boa, aproveitei para coloca-lo no sítio. Arranquei e aquilo não conta os Kms. Sei que há um barco às 8h40m, mas nem contava apanhá-lo, mas se saísse uns minutitos mais cedo e era meu! Não quis acelerar pois nada pagaria o stress de tentar apanhar o barco.

8h42m - Cruzo-me com outro ciclista anónimo e cumprimentamo-nos efusivamente, mais parecia termos sido colegas de primária ;o).

8h43m - Chego nas calmas à estação fluvial do Cais do Sodré. Tenho q fazer um pequeno troço em contra-mão ou então ir mesmo até ao Cais do Sodré dar uma granda volta. Vou devagar e encostado. Não há problema. Vejo uma carrada de "engravatadinhos" com cara de maus amigos a sairem dos carros e a dirigirem-se para o metro. Expresso um sorriso malandro.
Para não parar repentinamente dou umas voltinhas no parque de estacionamento e ainda vou buscar o jornal gratuito entregue por uma senhora à entrada da estação dos comboios. Ao entrar na estação fluvial o segurança repara em mim e faz-me sinal para me dirigir ao torniquete com abertura para cadeiras de rodas e BICLAS! Muito fixe, conversei com o senhor e fiquei com a sensação de estar num país desenvolvido!

A tripulação do cacilheiro é 5 estrelas e não tive problemas nenhuns no barco. Aproveitei para arranjar o conta Kms e para reparar que tenho um raio passado e o descanso lateral mal-apertado.

8h55m - parte o barco.

9h10m - Já estava a passar o torniquete, que não é bem um torniquete é tipo uma porta que abre após pressão no chão e fazer-me à estrada.

9h17m - Estou a "picar o ponto" no trabalho. Demoro mais tempo a abrir a porta, subir e descer as escadas com a bicicleta até chegar ao "pica" do que a fazer o percurso da estação até ao escritório. O caminho é excelente, plano e com bom alcatrão, mas é preciso desconfiar um pouco dos condutores numa rotunda mal construída!

Chegado, vou para a W.C. tomar "banho checo", pôr desodorizante e mudar de roupa. Faço as contas e demorei quase 1 hora, pedalando "apenas" meia-hora! Se atinar com os horários faço o percurso em 45 minutos. Agora toca a trabalhar. Estou cheio da pica e os meus colegas meio-sonâmbulos! Pudera!

Fica o mapa (defeito profissional):


Ver mapa maior

Sem comentários: