Um pouco de cultura...

...espaço "patrocinado" pelo meu colega Xico, um verdadeiro entendido em História e apixonado pela obra do Templo, das civilizações pré-colombianas, Esparta, e muitas mais.

Qual a etimologia da palavra Lacónico (de poucas palavras)?


Vem do grego Lacónico i.e. proveniente da Lacónia. Uma região no sul da península do Peloponeso, Grécia.


É nesta região da Grécia que viviam os Espartanos. Era um povo austero e guerreiro e não valorizavam a oratória: lutavam muito e falavam pouco. TCHARAM...

Mas isto vocês podiam checkar na wikipédia, no wickcionário, whatever. E exemplos de frases dos Espartanos em resposta às provocações Persas, que evidenciaram esta característica e que promoveu a utilização deste vocábulo? hein?

Então cá vão:

"Para exemplificar o tamanho do exército Persa, alguém disse a Leónidas (chefe máximo de Esparta no seu tempo aúreo) que tinham tantas lanças que tapavam o sol!. Ao que Leónidas respondeu - "Então lutamos na sombra!"

"Os Persas reclamavam toda a terra e mar do mundo. Leónidas disse: "Queriam terra e mar? tomem" antes de lançar água e terra para um poço para onde tinha anteriormente lançado vários prisioneiros de guerra persas!"

"Numa provocação bárbara os Persas disseram: "Se vos derrotarmos, vamos queimar toda a vossa terra, violar todas as vossas mulheres, degolar todos os vossos filhos, etc., etc., etc.". E qual foi a resposta de Leónidas?.........foi: "Se"

Lacónico ou não?

Sem comentários: