Demagogos

Ora aqui vai uma receita para "criar" um demagogo:

Pega numa pessoa velhaca, que distile veneno, que rega e promove as suas frustrações e invejas. 
Pede para que categorize tudo (o pouco) que conhece. Tudo em gavetinhas, cada coisa na SUA, isto é muito importante. Ou é isto, ou é aquilo. 
Pede-lhe (não é preciso muito) que fique na sua redoma, não conheça muito do mundo, ou que o faça a partir de fontes igualmente redutoras e demagogas.
Dá jeito ter pouca memória e pouco conhecimento do passado. 
Tem de ser alguém que se goste de ouvir...e que fale "rápido". Aliás, vai passar a falar rápido. Afinal só vêm o óbvio, o descarado, a "verdade" pois 1+1=2. 
Depois vão rodear-se de gente, muita gente. A demagogia adora companhia e atrai massas, atrai mentes pequenas à procura de uma resposta, de um aconchego, de uma pertença. 

A demagogia estava em alta na altura da Inquisição...dava muito emprego. 



Grande sexta

Sexta-feira passada foi uma sexta em cheio!

Saio de manhã de casa com os meus 2 filhos. O Gugas ia na sua bicicleta e a Mariana na pasteleira da Cristina (deixei em casa a long-tail). Comigo iam também um casal de suíços, o Luc e a Valérienne, meus hóspedes WarmShowers durante umas noites, cada um na sua bicicleta que são a sua casa nos últimos 2 anos



Esta escolta toda foi deixar a Mariana na sua escolinha. Que festa!

Seguimos de novo em parada para a escola do Gugas onde já pode deixar a bicicleta presa lá dentro. Seguimos depois para Algés. 

Fomos ao longo do rio a conversar, comigo a dar umas dicas sobre Lisboa. Tive um furo! Mesmo em frente da bomba de gasolina. Quis pôr a câmara de ar suplente que tinha mas reparei que tinha válvula Presta e não Schrader. Não tinha o adptador comigo e na bomba também não.

Remendei a câmara de ar e seguimos. Afinal havia mais furos....ainda consegui chegar a Alcantâra onde perguntei ao pessoal da SlowFastcycles se tinham o adaptador. Sim, tinham e comecei a substituição da câmara de ar ali mesmo. Disseram-me para usar a oficina deles. Ok...lá pus a bicicleta no suporte e utilizei ferramentas a sério em vez do meu mini-kit. Substitui a câmara de ar, reparei numa pequena folga no cubo e enchi o pneu. Ficou fino e não me deixaram pagar! Já me conheciam de passar por lá todos os dias com "aquela bicicleta com o skate atrás!" ;o) 5 estrelas. 

Continuámos. Eu fiquei por Santos e subi a D. Carlos até à Assembleia da República para a manifestação, eles seguiram para a Baixa. 

Da manif segui com os meus colegas para o nosso posto de trabalho. Recebo a notícia de que a minha entrevista para o Sexta de bicicleta saiu no P3



Volto para casa, recolho o Gugas na escola e vamos a pedalar até à oficina comunitária de Linda-a-Velha. Apanhamos o Eduardo por lá e verificamos o estado do cubo. Abrimos, limpámos, pusémos massa e voltámos a fechar. Está perfeito! 

Ultimamos os pormenores para a festa da bicicleta de domingo e sigo.



Já em casa jantamos com a minha avó que faz anos e passamos o serão a conversar com o Luc e a Valeriénne sobre viagens de bicicleta...


Fotografia da CenasaPedal