Não sei se conhecem o relatorio Mobqua - Mobilidade nos bairros?.
Apresentado em Março de 2008, co-financiado pela UE, envolveu para além do município de Lx, outros municípios em Espanha e Itália. A ideia patente é a da promoção a mobilidade e modos suaves nos bairros (deslocações de curta distância) e vocacionado para alguns segmentos da população (estudantes e respectivos acompanhantes, residentes e visitantes por motivos de lazer ou comércio).
Foram apresentados projectos de deslocação para a escola a pé (PEDIBUS), estímulo da economia de proximidade através de programas de compras a pé em lojas de bairro (PEDISHOPPING) e de promoção da utilização da bicicleta para ir e vir da escola.
O relatório apresenta as várias fases de estudo, implementação e avaliação dos projectos nos vários municípios. Mas no projecto que envolve bicicletas, o exemplo português é aquele que não segue em frente pois os professores das escolas a quem foi proposto colaborar acharam que não era "seguro" colocar as crianças a pedalar para a escola. Foi-lhes proposta a aquisição de bicicletas para que se pudes dar formação prática (sobre técnicas de condução segura, assegurada pela FPCUB) aos alunos, o que foi recusada pois só achavam seguro se existissem vias segregadas da via automóvel, de preferência no passeio. O relatório está escrito em Francês e fala em "peur psychologique, car non réelle" (medo psicológico, logo não real [creio ser esta a tradução]).
Na introdução do projecto de promoção da bicicleta em meio urbano, o relatório refere e bem os 4 constragimentos mais comuns a esta medida, resultantes de um inquérito feito a nível europeu "Villes cyclabes, villes d'avenir" pela Comissão Europeia em 200 e que são:
1) a segurança do utilizador na via (sensação de segurança)
2) a segurança da bicicleta (contra roubos)
2) a segurança da bicicleta (contra roubos)
3) o interesse do utilizador (existência ou não de uma infrastrutura atractiva)
4) o estatuto ou status (questão levantada sobretudo nos países do sul da Europa)
Na questão número 1 (aquela que levou ao chumbo prematuro do projecto de biclas em Lx) os planeadores chegaram à conclusão que existem duas variáveis que influenciam a sensação de segurança do ciclística: a densidade e o diferencial de velocidade.
A primeira é facilmente verificável numa massa crítica, por exemplo, onde um número elevado de ciclistas permitem que se circule à vontade por ruas movimentadas, vistas por um ciclista isolado como potencialmente perigosas. Neste exemplo do CAX, uma via anteriomente "densamente" povoada por ciclistas obrigava a uma circulação comedida por parte dos automobilistas que partilhavam essa mesma via. Após a criação da ciclovia que segregou a circulação dos ciclistas, os automóveis passam agora bem mais rápido!
A segunda tem a ver com a velocidade média de circulação automóvel numa via. Em bairros com bastante mobiliário urbano, circulação pedonal, àrvores, etc., existe um factor psicológico de acalmia de tráfego (que podia ser induzido por um desenho urbano vocacionado para tal). Nas vias onde a velocidade média de um automóvel não ultrapassa o dobro da velocidade média de uma bicicleta, não existe a necessidade de segregar da circulação de velocípedes em oposição das vias com velocidades médias superiores.
O mesmo projecto no município Espanhol de Pycania avançou pois houve uma análise objectiva e profissional do risco e acreditou-se que é com educação e inclusão de bons hábitos que se derrubam certos males.
A sabedoria popular portuguesa tem 2 ditados contraditórios: "O seguro morreu de velho" e "Quem não arrisca não petisca". Isto faz-me pensar se o facto de em Portugal a maioria dos projectos de promoção da utilização da bicicleta não avançarem por causa deste "medo psicológico" será precaução ou histeria??
Lembrei-me deste post após seguir este link a partir do blog menos um carro...
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p.s.: não consigo encontrar uma versão on-line do relatório para download. Quando o encontrar ou se alguém mo arranjar coloco aqui...
p.s.2: os restantes constragimentos podem servir de "mote" para futuros posts...
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