ANACOM - autoridade

A palavra "autoridade" sempre me fez espécie, porque normalmente é imposta e raramente reconhecida. É o caso da ANACOM, a "Autoridade Nacional de Comunicações" que segundo o seu site "regula e supervisiona o sector das comunicações electrónicas e postais em Portugal, assegurando a representação nacional nos diversos fora internacionais relevantes.
Promove a concorrência e defende os interesses dos cidadãos, garantindo a prestação de informações claras e a transparência nas tarifas e nas condições de utilização dos serviços. Visa também o desenvolvimento dos mercados e das redes de comunicações
."
Há uns anos (bastantes) atrás tirei o certificado de amador, é como tirar o "código" mas do radio-amadorismo. Nunca cheguei a requerer uma licença de estação amador, ou seja nunca cheguei a "conduzir" pois não o poderia fazer caso não tivesse essa licença.
Com o advento do telemóvel e internet, o radio-amadorismo ficou para trás, e apenas os amantes desta forma de comunicar é que se mantiveram fiéis. Ora, o número de utilizadores deve ter reduzido à brava e a gestão do espectro radioeléctrico deve-se ter complicado. O que é que estes senhores decidem fazer: atribuiem um CAN a quem tinha apenas o certificado via um Dec. Lei que fazia esta transição de forma automática...ou seja se não dissessem nada subiam de escalão e passavam a pagar por isso...ahn que maravilha. A "autoridade" não me quer "servir", quer apenas é apanhar uns senhores desprevenidos e cobrar à grande.
Estes senhores passaram-me de "encartado" a utilizador deste espectro que, descobri, ser um "recurso natural escasso" de forma tácita. E fazem-me cobrar por isso.
Eu sempre desconfiei daqueles períodos de teste em que se eu não reclamasse ficava com o produto, pois era sinal de que estava contente, em vez de ter que dizer que sim senhor quero ficar com isto.
Ora estes senhores fartaram-se de enviar info e mais info e facturas e avisos de pagamento para uma morada antiga. A autoridade sabe que o desconhecimento da lei não implica o incumprimento da mesma e que o cidadão tem sempre que indicar sempre que muda de morada a todas as "autoridades", pois a autoridade não faz o seu trabalho com o dinheirinho que tanto quem a reconhece como aqueles que não a reconhece como autoridade lhes dão. (se forem checkar o organigrama desta "autoridade" até se assustam com a cambada de poleiros que por ali existe).
Até que o último aviso chega à morada actual.....élá...movimentaram-se? ah e tal e se não paga com sobretaxas e juros de mora isto vai para contencioso. Respondi a explicar a situação, respondem 12 dias depois sem me darem a explicação que queria (vulgo CHAPA 5), e deram-me mais 5 dias para pagar OU ENTAO. Ora, a carta foi redigida a 7 de Julho, colocada no correio no mesmo dia à tarde, chega 1 dia depois (ainda bem que moro perto da AUTORIDADE), mas só posso levantar a carta do outro dia (já passaram 2 dos 5 que me DERAM GENEROSAMENTE) que por acaso é sexta, logo tenho que esperar pelo fim-de-semana pois não posso pagar via MB ou internet. No último dia, descubro que fecham às 16 horas.
DEVE SER DIFÍCIL GERIR UM RECURSO ESCASSO!!!
Hoje ligo-lhes a colocar as questões todas (no site deles não está explicada a forma de revogar o certificado de forma electrónica....mas para o obter até por pensamento lá chegas ;o) e tal e descubro que afinal são meus amigos e posso pagar nos correios. (a ver quanto pago pelo vale postal ó caraças).
DEPOIS ADMIRAM-SE DE SER ANARCA!!

Sem comentários: